domingo, 29 de novembro de 2015

New wheels

O avião recebeu novas asas, ou melhor, recebeu um upgrade que para muitos dizem ser o melhor e maior upgrade numa bicicleta - umas rodas!

O processo começou com a mentalização que para efetuar este upgrade tinha que gastar bastante dinheiro e com os seguintes objetivos em mente: tirar algumas gramas e ganhar agilidade e rigidez.

Após alguma indecisão e após muitas leituras de reviews e de opiniões decidi-me por umas DT Swiss XR 1501 Spline One, roda 26'.



Aproveitei um preço muito bom numa das lojas online e encomendei-as. As rodas 26' começam já a não ser muitas e muitas marcas nos novos modelos só lançam os modelos 27,5 e 29, pelo que era agora ou nunca! Mas como desejo manter a minha scott spark por mais alguns anos...

Tinha algumas dúvidas sobre a medida e a necessidade de adaptador na roda dianteira pois a minha suspensão é QR 9mm, mas o kit das 2 rodas incluía:
- roda da frente e traseira
- fitas para adaptar para tubeless
- 2 válvulas presta para adaptar para tubeless
- 2 5mm RWS
- adaptadores para 5/100 para a frente e 5/135 para trás

Peso total das rodas: 1410 gr !!! :)


Já as coloquei à mais de 2 meses e coloquei logo como tubeless (obviamente) com os mesmos pneus que tinha nas anteriores - Continental X-King à frente e Race King atrás e o que posso dizer deste upgrade ?!

BRUTAIS !!!

A primeira vez que fui andar com as novas rodas, senti logo uma diferença abismal na leveza e na rigidez das mesmas. Parece que as outras tinha atrito e estas têm manteiga - aquilo desliza que é uma maravilha !!!
Nas descidas até sento medo, tal é a velocidade que a bike ganha! Uma diferença que se nota bem... Até parece que estou a gastar mais pastilhas de travão!!!

Atenção que as que tinha (também umas DT Swiss) são uma média gama e acabei por retirar ao conjunto mais de 400 gr ! Nas rodas ainda se nota mais esse peso a menos...




Depois à semelhança que tenho andado mais, tenho notado também na agilidade nos singles e nas subidas como cortei peso, também se nota... e muito!!!

Sem dúvida um grande upgrade! de algum investimento, mas sem dúvida o melhor upgrade que se pode fazer a uma bicicleta. Até agora tive zero problemas e já as submeti a condições de andamento e de meteorologia bem agrestes (a meia maratona de santarém foi uma granda tareia....)

A bike agora está quase nos 11 kg (com os pedais de encaixe) ! :)

Abraços e bons upgrades... :)


Sem comentários:

Enviar um comentário