segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Jeito para as quedas !?

Últimamente tem tido bastante jeito para as quedas... :(

Nas últimas voltas que fui dar (em sintra, estádio nacional e monsanto), caí sempre, andando a colecionar umas marcas de guerra!



Porque será que isto me está acontecer ?

Várias razões podem estar na origem dos trambolhões que tenho dado:

  • Estou a fazer descidas que não são propriamente as mais indicadas para o tipo de bike que tenho, ou seja, são talvez demasiado radicais para o "avião". Comparativamente com as bikes dos companheiros de passeio com que costumo andar, há imensas diferenças entre as bikes (geometrias de quadros, suspensões dianteiras e traseiras, pneus, etc, etc...)
  • Os pneus que tenho não são os mais indicados ou andam muito cheios - desde que coloquei o tubeless, antes de sair de casa, tenho tendência para colocar demasiado ar nos pneus (quase 40 psi...), sendo que muitas vezes, sinto o pneu a resvalar nos trilhos secos e cheios de pedras soltas que tenho feito. Não sei se o problema não estará também nos pneus Schwable Rocket Ron 2.2 !
  • Ajuste de selim - eu tenho a mania de não ter o hábito de mexer na altura do selim quando faço uma descida.... não gosto de andar sempre a mexer naquilo e tenho o espigão ajustado para pedalar e não para descer... talvez seja por isso que muitos dos colegas de passeio têm aqueles espigões telescópios (ex: Rockshox Reverb) que com o ajuste de um botão no guiador permitem baixar e subir o selim.
  • Pedais de encaixe - para mim são uma vantagem para pedalar, mas para muitas descidas mais radicais, confesso que os pedais de encaixe podem tornar-se perigosos... e depois é sempre complicado ajustar as molas dos pedais - mais apertado significa que a pedalar não se corre o risco de o pedal se soltar, mas também significa maior dificuldade em tirar do, numa situação de emergência.
  • Ajustes das suspensões - tenho que confirmar que os psi's estão os indicados para ambas as suspensões (a da frente parece-me muito rija...)
  • Falta de jeito - confesso que sou um menino a descer e que falta-me imensa técnica... as quedas também não têm ajudado a ganhar confiança... :(

Abraços e boas descidas em segurança!
PS: Talvez não fosse má ideia investir numas joelheiras e numas cotoveleiras !!! ;)





4 comentários: