domingo, 6 de outubro de 2013

Transportes "alternativos"

Agora que definitivamente as férias acabaram e regressamos ao trabalho, diria que é a altura ideal do ano para mudar algo...

E porque não, mudarmos a forma como nos deslocamos para o trabalho?! Porque não, deixar de usar o carro e passar a ir de transportes públicos (comboio, metro, autocarro, elétrico,...) ?! 


Sistematicamente na rentrée do ano escolar e com a chegada do outono, assisto a um aumento de trânsito brutal! :( as pessoas insistem em ir de carro para a cidade! Mas porquê ?!


Eu era uma dessas pessoas ! Há 6 anos atrás, influenciado pela minha namorada, que sempre usou os transportes públicos, convenceu-me a usar os transportes públicos. A partir daí, são raras (muito raras) as vezes que vou de carro para o trabalho!

A mudança foi para mim vantajosa a vários níveis - monetária, tempo, menos stress, menos uma preocupação com o estacionamento na cidade e a viagem podia ser ocupada a fazer coisas bem mais interessantes do que a travar e a meter mudanças no carro - por exemplo a ler e a ouvir música!


Acredito que 90 % das pessoas que levam carro para a cidade, não o precisam de fazer! 

Muitas vezes ouço a justificação que os transportes não são alternativa e só passariam a ser quando fossem bons... E é aí, na minha opinião, que entremos numa espiral e num ciclo vicioso - quanto mais pessoas usarem os transportes mais rentáveis e em maior número haverão (a lei da procura e da oferta!). Quanto mais pessoas usarem os transportes públicos ou veículos de 2 rodas menos trânsito haverá! 

Faz sentido ?! Perceberam porque é um ciclo vicioso ?!

Porque não podemos ser como nos países nórdicos ?!


... E mesmo que não morem ao pé dos transportes públicos, podem levar o carro até uma paragem de autocarro ou um parque perto de uma estação de comboio ou então usar a bicicleta como transporte complementar.

Agora cada vez mais transportes públicos "aceitam" as bicicletas (carris, metro, comboio,...) e há umas bikes dobráveis ideais para esse efeito.


Está na hora de mudar esta nossa mentalidade ! Experimentem! 

Vá lá! Mesmo! Não custa nada e só temos todos a ganhar numa sociedade melhor !!!


Abraços e usem o carro como o transporte alternativo!

2 comentários:

  1. A inérica é lixada! Uma pessoa habitua-se a fazer as coisas de uma maneira, mesmo que pouco racional, e depois custa a mudar. O maior problema é mesmo esse: as nossas mentes comodistas. Concordo com o teu apelo! Já é hora de começar a fazer as coisas de forma diferente e questionar o "status quo". Tornar as nossas vidas menos dependentes do automóvel é um excelente começo!
    abraço
    Júlio

    ResponderEliminar
  2. Desde que trabalho em Lisboa, nem é de equacionar nada mais que o barco e o metro. Nas grandes cidades já existem bons transportes, porventura alguns com horários desajustados. Mas infelizmente a realidade é muito diferente para quem trabalha fora ou vive no interior. Aí é quase impensável fazer-se o dia a dia sem o respectivo carro.

    ResponderEliminar