segunda-feira, 12 de maio de 2014

Maratona btt Monsanto 2014

No domingo passado fui a uma prova organizada de btt - a maratona de btt em Monsanto!

Há muitos anos que não ia a um passeio/prova organizado - julgo que o último foi na zona de Castelo Branco bem duro (ainda com a minha velhinha Kona Nunu).


Já andava com o objetivo de ir a uma prova organizada e lá me inscrevi. Havia 2 hipóteses:

- 30 kms, com um total de desnível acumulado de 800 m

- 60 kms, com 1800 m !


Escolhi a opção dos 30 kms pois para a de 60 já me parecia um pouco demais para mim! :)


A partida e chegada foi no parque de campismo de Monsanto - um sítio bem fixe para que no futuro sejam organizados mais eventos deste gênero.

Achei a prova muito bem organizada tendo em consideração as dificuldades de organizar uma prova deste tipo numa zona com bastante afluência de desportistas num domingo e tendo e eram mais do que 700 inscritos!

No dia anterior foram disponibilizados os tracks para gps dos percursos de 30 kms e 60 kms.


A partida começou à hora marcada - 10h, sendo que na minha opinião devia ter começado um pouco antes pois estava bastante calor, e monsanto tem bastantes áreas com sombras.


A prova de 30 kms teve 2 abastecimentos - uma aproximadamente 13 kms e outra aos 22 kms. Nos abastecimentos havia água, sumos, barras energéticas, bolinhos, laranjas cortadas em quatro, bananas - muito bom e bastante variedade! 

No final (na meta instalada também no parque de campismo) havia águas, sumos, barras, bolos,... E massagens para as perninhas - muito bom! 

Encarei esta participação desde o início como uma de "não competição" - ia pela participação/experiência e não para registar um tempo ou lugar na classificação de x - ao contrário de muitos participantes que lá estavam que encararam aquilo mesmo muito a sério! :)

Em relação à minha prestação, posso dizer que se dividiu em 3 partes distintas. 

Iniciei algo longe da partida na companhiade 3 amigos. No início, imensa gente mas na minha opinião a organização esteve bem em delinear os primeiros kms em estrada larga para evitar grandes confusões que podem tornar-se muito perigosos. Até pina manique (a entrada da ciclo via da radial de Benfica) foi sempre por estrada larga. Até ao primeiro abastecimento senti-me muito bem em ritmo elevado e com bastante confiança.

Na segunda parte do percurso após o abastecimento em que parei cerca de 3 minutos para abastecer de água (só levei um bidon na bike) e para comer meia banana, comecei a ficar com menos energia e com algumas das subidas comecei a sentir o peso nas pernas - talvez tenha abusado na primeira parte ! ;) mas ainda tranquilo e companhia de um amigo, fizemos umas descidas single track bem fixes. Em algumas foi preciso ter cuidado com malta que anda mais devagar pois torna-se mais perigoso fazê-las mais devagar do que sempre a abrir... Em todo o percurso apenas não consegui descer no final de uma descida que era um drop demasiado radical para mim... Senti-me muito confiante a descer e senti em muitas descidas que faria mais rápido se não fosse alguns companheiros da prova que tinham mais receio e acabavam por ser tampão para os que vinham atrás.

Cheguei portanto ao abastecimento n 2 algo cansado, mas após comer metade de uma barra energética e mais meia banana, nesta terceira parte já a pensar na meta e pelo facto de o percurso ser menos complicado, senti-me muito bem e até chegar à meta (que era após uma longa descida), foi num instante... Acabei com um tempo de 1h59m - no top 200 ! :)

Durante todo o percurso havia bastantes sinalizações e muita malta da organização e agentes de autoridade nos pontos necessários ! Eu só vi um sítio (na zona do antigo chimarrão) onde provocava alguma confusão em que faltava uma pessoa para encaminhar os bttistas para o percurso certo - mas no geral achei muito bom!

Ainda caí uma vez - numa subida! :) era uma subida bem inclinada, com gravilha e piso seco, tendo o pneu de trás derrapada com a força da pedalada e como não consegui tirar os pedais de encaixe, pumba... Chão ! Mas caí bem e não me magoei, tendo logo retomado a subida e com ela montado! Estou mesmo a precisar de um pneu novo traseiro, que este já está muito careca - já está encomendado... ;)


A bike portou-se sempre bem - suspensão sempre muito funcional com o maravilhoso twinloc; travões muito potentes e sempre fiáveis; mudanças sempre a entrarem bem; muito ágil e um comportamento exemplar em diferentes tipos do percurso, a descer e a subir - só faltou mesmo mais pernas... ;)

Uma experiência a repetir.

Abraços e boas provas de btt!


Sem comentários:

Enviar um comentário