segunda-feira, 26 de maio de 2014

Schwalbe Thunder Burt

Já aqui tinha dito que o meu pneu traseiro apresentava um desgaste grande apresentando já pouco cardado e depois de ter furado e de o ter colocado novamente com câmera de ar, seria apenas uma questão de tempo até o substituir!

Após alguma reflexão, indecisão e efetivação da encomenda (online), a escolha recaiu nuns Schwalbe Thunder Burt.


A bike veio com uns Schwalbe Rocket Ron que não estou totalmente convencido em relação a eles... O peso é muito bom, mas a aderência e a durabilidade deixam algo a desejar.

Estava a pensar em colocar uns Continental Race King de 2.0, mas não encontrei a versão tubeless ready e a ideia era colocá-lo novamente tubeless! 


Assim sendo decidi escolher o Thunder Burt como pneu traseiro, pelos seguintes motivos:

- pneu leve, pesando pouco mais de 400 gr!

- de menor dimensão do que os Rocket Ron, ou seja 2.1;

- versão tubeless ready com Shake Skin, que basicamente é um modelo com a característica de ter um maior reforço contra rasgos laterais;

- pneu mais rolante, ou seja com menos resistência;

- pneu para o verão e mesmo no inverno eu não gosto muito de andar em lama.


O pneu é um modelo recente e um misto dos modelos Furious Fred com os Racing Ralph e das reviews que li é surpreendente a aderência deste modelo. Como contra, tem o problema da pouca durabilidade! São pneus muito moles e se abusar com eles em alcatrão, certamente ainda durarão menos...


Encomendei na loja online bike-discount (www.bike-discount.com) - mais uma loja alemã ! A entrega demorou 1 semana.


Como podem ver pela figura acima, encomendei mais um pneu - uns continental X-King 2.2 (para a frente) e liquido selante / anti-furos também da Schwalbe. A outra garrafa é um aplicador para ajudar a selar o pneu à jante!

...sim, porque tinha decidido que, eu que sou um gajo muito pouco jeitoso para a mecânica e para trabalhos manuais, iria colocar os pneus novos na minha bike e em versão tubeless! :)

Após alguns vídeos na net e de alguns conselhos de amigos, tinha tudo o que era necessário para meter mãos à obra!

O problema foi selar o pneu! :( 

Molhei as bordas do pneu com água, retirei o "core valve" da válvula Presta, coloquei o tal aplicador no pneu que supostamente ajuda na selagem do pneu à jante e com a minha bomba de pé não consegui, nem sequer aproximar-me de selar o pneu! 

Após várias tentativas desisti e decidi levar a tralha a uma bomba de gasolina! 

Também não consegui! Até que me fartei e decidi levar o pneu e o selante a uma loja de btt em algés, isto porque queria mesmo andar no Domingo! :/

E perguntam vocês.... O que usam eles nas lojas ? 

Um compressor! 

Foi num instante! Em menos de 3 minutos durou processo de colocar o selante no pneu, fechar o pneu com as mãos, encher com o compressor sem a válvula, colocar a válvula e encher novamente ajustando a pressão correta. Com o compressor foi logo à primeira ! Aquilo selou logo! Que facilidade! O sr. da loja disse que com estes pneus e jantes aquilo é fácil! Há outros pneus que a tarefa não é assim tão fácil. Mas a cena do compressor é maravilhosa!

Apesar de ter visto vídeos na net com gajos a selar pneus com as bombas de pé, não estou a ver como seria possível sem o compressor! 


Aqui está em baixo, a foto do pneu Schwalbe Thunder Burt para que possam ver o detalhe do rasto do pneu.


Como primeiras impressões após ter andado uns 35 kms em Monsanto (tendo atingido a marca dos 1000 kms - ver post anterior), posso dizer que o pneu é realmente mais rolante - é mesmo uma diferença grande relativamente aos Rocket Ron, por causa do rasto do pneu e da medida ser inferior! Impressionante como em rolamento normal ia em mudanças mais pesadas do que o costume - o pneu faz mesmo, menos atrito que o anterior!

É também surpreendente a aderência do pneu e que bate certo com as reviews que tinha lido. Senti-me muito confiante em várias descidas o que foi surpreendente tendo em conta a menor dimensão do pneu e ter menos rasto!


Agora, daqui a uns tempos, substituo o da frente pelos Continental X-King!

... Mas vou logo à loja para selarem o pneu.

.... Ou então, ainda vou comprar um compressor ! :)

Abraços e boas selagens ! :)


3 comentários:

  1. Compra o compressor (eu também já pensei em comprar um). :)

    ps: também comprei nessa loja. Têm preços-canhão e um excelente processo para devoluções (imprimes uma etiqueta directamente no site e envias pelo correio para a sede da Chronopost, que expede para a Alemanha), no caso de teres algum problema com o material.

    ResponderEliminar
  2. Boa crónica;). Eu ando com uns schwalbe racing Ralph 2.1 que são também melhores que os rocket ron.

    ResponderEliminar
  3. Os meus pneus foram "selados" com uma bomba de pé.
    Tipicamente tens de colocar o kit tubeless no aro da jante, que normalmente consiste em fita cola que vai vedar os buracos no aro onde apertam os raios da roda e por cima desta fita outra de borracha que possui os veios onde deverá ficar o pneu antes de ser selado lateralmente com a pressão de ar. Humedecer o pneu nas zonas de contacto ajuda no processo. Tirando a válvula para o ar entrar mais rápido umas boas bombadas rápidas com uma bomba de pé de alta capacidade e já está. Depois é só adicionar o selante em quantidade adequada através do orificio onde encaixa a válvula, colocar esta, voltar a encher, abanar a roda lateralmente numa posição e noutra, bater com ela no chão de uma altura baixa para espalhar o selante uniformente pelo pneu e verificar que não há fugas. Dar uma pequena volta de bicicleta para finalizar o processo.

    ResponderEliminar