quinta-feira, 31 de julho de 2014

Stumpy

Devido a um atraso grande na revisão da minha bike, porque suspensão rock shox teima em não chegar da revisão anual, a loja onde coloquei a bike, para compensar a ausência de pedaladas, já há quase 4 semanas, emprestou-me uma bicicleta de testes!

E a bike de testes que me emprestaram até a minha estar pronta foi, nada mais, nada menos, do que a Specialized Stumpjumper FSR Comp 29 de 2012 (aka Stumpy)!

Sim, em carbono e roda 29! :)


Ontem ao final do dia, por volta das 19h e aproveitando o horário de verão em que temos luz do dia até depois das 21h, e já bastante ressacado de não andar há bastante tempo, peguei na Stumpy e fiz-me à estrada para Monsanto!

O percurso foi um que costumo fazer bastantes vezes com a Spark, aka avião, para verificar o comportamento da Stumpy e pudesse comparar com a minha!

As primeiras impressões já em terra foi algo do género - epá isto é um autêntico sofá ! :) a bike é muito confortável - os cursos grandes de suspensão e amortecedor e a geometria e o facto de ser uma bike já mais virada para o Trail/Enduro permitem comprovar na prática o conforto da bike!


Depois segunda impressão: aquilo desce que é uma maravilha! :) o facto de ser roda 29 e com as suspensões que tem, a bike é um canhão a descer, mesmo em trilhos mais agressivos - nem precisamos de escolher a tranjetoria que aquilo passa por cima de tudo e com grande confiança! Parece-me que as suspensões fox, são mais suaves no seu funcionamento!

Como em quase tudo na vida não são só vantagens, os pontos que achei menos bons:

- Peso: em relação à minha nota-se bastante, especialmente nas subidas. Está deve pesar mais 2 kg!

- travões: que porcaria que são estes travões da fórmula, comparativamente com os shimano XT

- brain: esta specialized tem o famoso brain. Não achei revolucionário. Um amigo meu que foi andar comigo hoje, disse que o brain devia estar estragado, pois aquilo parece não bloquear o que é suposto, e portanto ao pedalar nota-se a perca de potência, especialmente em subida pois com a pedalada aquilo bombeia o amortecedor em demasia. Eu estou já bastante habituado ao twinloc que controla ambas as suspensões da bike, quando eu quero e da forma que quero, portanto não fiquei convencido com o Brain...

- agilidade: comparativamente com a minha esta Stumpy falta-lhe agilidade. Talvez por ser roda 29 e por ser mais pesada notei bastante. Quando embalada e se a pessoa tiver força de pernas é realmente uma melhor roladora, mas em arranques bruscos, para-arranca, mudanças de velocidade e direção, hum.... não! 


Em resumo: gostei muito da bike... Se trocava pela minha? julgo que não! Mas sem dúvida uma que podia fazer parte do meu rack de bicicletas disponíveis ! :) 


Sem comentários:

Enviar um comentário