segunda-feira, 22 de julho de 2013

A escolha e o processo de decisão

O processo de decisão da compra da BTT não foi algo fácil, com avanços e muitos recuos. Quem me conhece sabe que não sou rapazinho para compras à primeira vista ou por impulso!
O processo de escolha e decisão para a compra foi algo demorado, até ao ponto de os meus colegas brincarem comigo sempre que falava sobre o assunto, à medida que eles iam comprando e efectuando upgrades às suas "montadas" !

Na compra de uma BTT importa definir à priori alguns critérios / características:
  • Plafond (€) máximo
  • FS ou HT (full suspension ou hard tail)
  • XC/Marathon ou All Montain/Trail
  • Peso pretendido
  • Nível / tipo de equipamento e curso de suspensões
  • Roda 29 ou 26 ou 650b (27,5)
Os meus critérios tentando justifá-los um pouco, foram os seguintes:
  • Plafond máximo: 2000 euros 
  • Suspensão total - durante mais de 12 anos tive uma HT (Kona Nunu) e como a idade já não perdoa, o conforto de uma suspensão total e as possibilidades que esta oferece nos vários tipos de terreno, torna-se a escolha óbvia 
  • XC/Marathon com um peso inferior a 12 kg - aqui começam as coisas a ficar complicadas! :) uma suspensão total com um nível de equipamento interessante e abaixo dos 12 kg torna a tarefa da escolha mais complexa ! ;)  ...e sendo assim as opções de uma All mountain ficam logo praticamente descartadas... Também o meu estilo é mais XC ! Prefiro um peso mais baixo que me ajuda nas subidas do que um curso maior de suspensões para as descidas - até porque eu (ainda) sou menino a descer ! :) 
  • Roda 29 ou roda 26 - Ui !!! :/ Este o grande dilema e alvo de inúmeras discussões com amigos meus e inúmeras pesquisas em fóruns / sites ! após muita análise e alguns testes concluí que para mim a melhor opção é a roda 26.Isto, na minha opinião, por causa de dois grandes contrangimentos em relação à roda 29:
    • Peso de uma bike roda 29 - o peso de uma bike de roda 29 é quase mais 700/800 gr aproximadamente em relação a uma do mesmo modelo roda 26;
    • A minha altura - tenho apenas 1,68 cm de altura.

      (em relação às 650b / 27,5 julgo que nos próximos tempos iremos assistir a uma crescente oferta por parte das marcas - julgo que é uma exelente opção e oferece o melhor dos 2 mundos 26' e 29'.)


Assim sendo, após definição dos critérios de escolha, que também foram definidos ao longo do processo de decisão (com leituras de artigos, comparativos e reviews de bikes, discussões com amigos, visitas a lojas, etc, etc), cheguei à seguinte panóplia de possíveis bikes:

Canyon AL 8.0 
(https://www.canyon.com/_en/mountainbikes/bike.html?b=3028)
Esta marca alemã que tem apenas venda via online. É sem dúvida uma campeã de vendas no nosso mercado. Tem uma excelente relação preço/qualidade. Bom equipamento, bons preços, estética apelativa, várias amigos com estas bikes que podem comprovar a satisfação de as ter.

Cannondale RZ 120 XLR 3 
(http://www.cannondale.com/prt/2013/bikes/mountain/full-suspension/rz-one-twenty/rz120-xlr-3)
Gostei mesmo muito desta. Peso bom para uma suspensão total (11,8 kg sem pedais) e a maravilhosa suspensão Lefty ! (Disseram-me que este tipo de suspensões tinha manutenção cara).Funcionamento, peso,... muito bom! ... e uma estética muito agradável.

Cube AMS 110 Race
(http://www.cube.eu/en/full/allmountain/ams-110-race/)
As Cube são conheciadas pela sua estética apelativa e por serem opções muito equilibradas e um pouco mais baratas do que marcas como a Specialized, Trek, Scott...

Randon Skeen 8.0 
(http://www.radon-bikes.de/xist4c/web/Skeen-8-0_id_23411_.htm)
Uma das marcas online (julgo que também é alemã) que também oferece, tal como a Canyon uma boa relação preço/qualidade.

Scott Spark 20 
(http://issuu.com/rideonscott/docs/bike2012/1)
Porque está esta aqui neste grupo ??? uma bicicleta de mais de 4000 euros !!!
Porque numa das pesquisas e visitas que fiz a várias lojas, foi-me apresentada esta bike usada, modelo do ano passado, de testes, com muito pouco uso. Uma bike com um quadro de carbono, geometria espectacular do quadro, estética apelativa, equipamento todo shimano XT e com umas rodas de jeito ! Abaixo dos 11 kg (sem pedais) !!!! Uau! Um avião ! :)
Problema: mais 500 euros do plafond máximo que tinha definido. :(

A escolhida já sabem qual foi - a Scott Spark 20 !!! 

Porque a escolhi ?!
1. Quadro em carbono com um peso abaixo dos 11 kg (sem pedais) !
2. Suspensões com 120mm de curso e controladas com o maravilhoso sistema twinloc. Tem 3 modos de funcionamento - bloqueadas, Trail e full suspension ! Muito, mas mesmo, muito bom!
3. Grupo todo Shimano XT - pedalaria, cassete, desviadores, travões...
4. Rodas de jeito ( DT Swiss Super Comp black) - não são umas Mavic crossmax SLR, mas são bastante boas !
4. Apesar de ser usada, tem garantia como nova ou seja 2 anos para componentes e 5 anos para o quadro.
5. Uma loja física com assistência personalizada - este foi um dos pontos que me levou a excluir as opções Canyon e Randon. Se corre tudo bem é maravilhoso mas se corre mal é uma data de chatices... E não me apetecia andar com stress's desses! E é uma loja em Portugal que paga impostos e dá emprego a gente !

Abraços e boas pedaladas e mais uma foto do avião! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário