sábado, 20 de julho de 2013

Sapatinhos novos

Pois é, hoje não vou falar da Scott Spark (aka avião), mas sobre algo que considero fundamental no BTT - os sapatos de encaixe e respectivos pedais! É o nosso ponto de ligação com a máquina, aquilo que nos permite controlar a cadencia da pedalada, o controlo sobre a bike, etc, etc. 


Possuía uns sapatos Nike com mais de 10 anos e no fds passado rebentaram de vez como se pode ver pelas imagens abaixo:




Pois bem tornou-se urgente a sua substituição. Após alguma investigação (não muita) fui para uns Shimano SH-M088:


Pessoalmente gosto mais de sapatos um pouco mais rígidos do que os mais normais que quase parecem uns ténis de montanha. Estes pareceram-me uma boa relação preço-qualidade e têm aquele "strap" que permite ajustar melhor o aperto - faz lembrar os fixadores que tenho no snowboard ! :)

Btw, uma dica importante - escolham sempre um tamanho superior ao vosso nr de sapato ! É preferível ficar um pouco mais folgado e não se esqueçam que os pés tendem a inchar com o esforço e calor.


Tive que adquirir uns encaixe SPD para os sapatos pois não consegui tirar os antigos ! 10 anos de muito uso e muita sujidade - também só custaram 15 euros. 

Normalmente vêm com os pedais mas como ainda não comprei os crank brothers candy lá teve que ser...


Última nota: comprei os sapatos numa loja física em Lisboa - o representante da Merida, que fica na zona da Estefânia. Um incentivo à nossa economia e ainda por cima estavam em saldos! Bem mais baratos do que custavam nas famosas lojas online (bike24 ou chainreactions). Aproveitei e ainda comprei um jersey vermelho bem bonito a condizer com a bike, da marca Endura.


Abraços e bons passeios! :)


PS: já os experimentei hoje e deu para ver que são bem rígidos, mas não de todo desconfortáveis - ainda bem que comprei um nr acima! Os pedais (ainda uns spd) precisam de um aperto nas molas pois estão um pouco soltos.









3 comentários:

  1. Também aconteceu o mesmo com os meus sapatos de encaixe de lado que deviam ter 7/8 anos. Tenho de adquirir uns novos mas não quero dar mais de €50. Pessoalmente, em design gosto mais daqueles que são parecidos com ténis vulgares com atacadores mas não vai ser fácil conseguir.
    Boas voltas!

    ResponderEliminar
  2. Embora as minhas voltas sejam muito poucas e minha bicle seja muito antiga, não tenho ainda esse tipo de pedais com encaixe, no entanto atrapalha-me psicologicamente quando estamos em terrenos acidentados retirar o pe do pedal para colocar no chão.
    em todo o caso deixo-te um critica pois as especificações técnicas estão muito bem conseguidas nos artigos publicados mas falta a indicação de quanto custa para termos uma ideia da qualidade/preço. Mas como dizes é a ligação do corpo á maquina.
    Votos de boas pedaladas

    ResponderEliminar
  3. Tens que experimentar Pedro. Primeiro estranha-se, depois entranha-se ! :)

    ResponderEliminar