segunda-feira, 23 de março de 2015

100 km's - Raid Santarém

Um dia antes do habitual passeio de domingo, telefona-me um amigo e diz-me o seguinte : "Amanhã não vai chover... ...e que tal irmos até Santarém e fazermos uns 100 kms !?"


Pois bem, decidi aceitar o desafio ! Nunca tinha andado tantos kms de BTT. 


100 kms desde Alcântara até Santarém!!!



Começamos cedinho por volta das 7h30m, pois o objetivo era ser feito em ritmo de passeio e regressar no comboio das 14h na estação de Santarém.


O percurso foi quase sempre paralelo à linha de comboio e consistiu em 50 % estrada e 50% terra quase sempre plano e consiste no caminho de Fátima / caminhos de Santiago feito por muitos peregrinos, identificado por setas e por placas deste género ao longo de todo o caminho:


Decidimos fazer paragens a cada 25 kms para comer qualquer coisa e descansar um pouco. Os primeiros kms foram já feitos a um ritmo elevado para mim... Aos 50 kms já apresentava sinais de cansaço e tivemos que parar para comprar um chocolate ! E ainda faltavam mais 50 kms! O meu amigo ia na boa e eu é que ia já em esforço e a abrandar o ritmo dele. Fizemos +- a um ritmo de 21 kms /h.

E ainda faltavam 50 kms! Como é que eu ia fazer mais 50 kms ?! 

Para mim que não estou muito habituado a fazer este tipo de percursos tão rolantes e algo monótonos é muito cansativo pois tem que se estar sempre a pedalar e convém que seja a um ritmo / cadência elevado pois senão não saímos do mesmo lugar - fui quase sempre na pedaleira maior.

Depois fizemos muita estrada e muitos estradões de terra na zona do vale de Santarém depois de Azambuja. Antes de chegar a Santarém existe um estradão de terra de quase 10 kms que parecia que não tinha fim. No final desse estradão de terra chegámos  quase à entrada de Santarém (que fica num planalto) e perguntamos a uma Sra onde era a estação de comboios, ao que ela disse que tínhamos que subir até lá acima e a estação ficava do outro lado ! E a subida ainda custava! As palavras dela foram como farpas no meu coração! :) aquela última subida para Santarém (+- 1 km) custou muito pois já estava com 98 kms nas pernas mas a placa indicativa de localidade foi um reminder de objetivo alcançado que deu alento para terminar a subida!


Chegamos às 13:40 à estação e cheios de fome - ainda deu para beber uma Coca-Cola e uma bifana numa tasca perto da estação e apanhámos o comboio que saía às 14h08, até Alcântara/ Lisboa.

Depois de 100 kms às bikes e os donos tiveram um descanso merecido no comboio:


Chegados a S. Apolónia ainda tivemos que montar nas bikes para regressar ao ponto de partida. E o que custou esse pequeno percurso ?! :( Rabo dorido, sem ritmo, frio e ainda por cima a temperatura tinha descido consideravelmente, foi um algo de penoso é difícil até chegar a Alcântara!

Abraços e boas maratonas !

PS: tenho que arranjar a minha bike que está com a roda traseira empenada e a precisar de umas afinações gerais.



Sem comentários:

Enviar um comentário