segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mas que grande empeno!

No passado domingo fui a mais evento de btt, desta vez um raid na zona de Lousa, na localidade de Carcacelos.

Esta minha participação foi decidida apenas 3 dias antes, por sugestão de um amigo meu. Havia 2 opções - 25 kms ou 40 kms. Na altura da inscrição e sem grande conhecimento da zona ou do desnível inscrevi-me nos 40 kms!

No dia a seguir sai o mapa e o desnível e logo aí deu para perceber que esta ia ser diferente as últimas 2 realizadas no último mês - a de SMA e a de Arneiros.


Que autêntico carrossel e com um desnível acumulado de 1500 mts em 39 kms de distância total!


Foi um grande empeno - foi muito dura - dois dias depois ainda estou todo partido e com dores de pernas! :)

... Mas falando um pouco do raid...

Acordei cedinho, pois tínhamos que estar lá um pouco antes da partida - às 9h para recolher os dorsais. Ao chegar já havia bastante gente (alguns ainda a pagarem a inscrição no local) e até havia pequeno almoço, com sumos, bolinhos, pão com queijo e bananas. Muito fixe! A organização deu uns queijinhos e doce da região muito bons!

Tinha decidido que ia começar a prova mais calminho e sem esticar muito no início, pois já me estava a preparar mentalmente para a dureza que aí vinha...

No início logo uma subidinha para aquecer e depois uma descida em single que tinha sido feita de propósito para este raid muito fixe - estava era um pouco esgorregadia e fui logo ao chão, felizmente sem consequências físicas.... Muita gente caiu naquela descida ! Mas que era brutal era! Depois de mais uma subida outro single brutal ! BRUTAL! Que singles lindos ! Que descidas Brutais!

Estava a adorar e a dizer para mim próprio - que bela decisão de ter vindo conhecer estes trilhos muito fixes ! 

E assim foi até aos 21 kms - subida, descida single, subida, descida fixe,.... 

Pura diversão, apesar de aos poucos as subidas começarem a provocar estragos nas pernas...


Paisagens lindas nesta zona do Oeste que tem bastantes geradores eólicos nos topos.

Para muitos os 21 kms significavam o fim da volta, novamente na localidade de Carcavelos, mas eu tinha metido na cabeça que ia aos 40 e segui em frente! Nesta altura já ia um pouco cansado, mas ainda com pica para fazer mais kms...

Até que numa subida dos 30 ou um pouco antes começo a rebentar ! :/ mas a rebentar de uma maneira, que há muito que não me acontecia, com dores horríveis nas pernas, cãibras nas musculaturas da zona superior das 2 pernas e cada vez a precisar de ir numa mudança mais leve. 

Mesmo nas descidas tinha que se fazer muita força nas pernas e ir muito concentrado e não dava para descansar e logo a uma grande descida vinha uma graaaaaaande subida que ajudava ao grande empeno!

Tantas placas destas eu vi neste raid! Ao vê-las já sabia - vem aí "subidinha"....


Nas últimas subidas ou ia na "avozinha" a desejar que houvesse uma mudança mais leve ou desmontava mesmo e levava a bike à mão... Mas que grande empeno! Mesmo a pé me doíam as pernas... Ao esticar eram dores imensas! Os tipos da organização ainda colocaram pinturas no chão nas subidas de alcatrão a incentivar ou a gozar com a malta : "força", "está quase!", "dói não dói?", "fod...." ! :)

Um tipo que passou por mim também à rasca dizia : "isto hoje é para sofrer! Iso hoje é só sofrimento!"

Fod.... Que grande empeno! :) que dor nas pernas ...

Tempo final segundo o Strava pois isto foi um raid e havia contagens de tempo : 3h56m com 2 paragens para abastecimentos de líquidos e sólidos.

Que grande empeno! :)


A zona muito bonita, trilhos fabulosos, singles brutais, descidas muito boas, bem sinalizado e todo o pessoal de assistência muito simpatico! Se fazia outra vez ? Fazia pois... Mas lá que foi um grande empeno, isso foi! :)

Da próxima será melhor!

PS: ... Ai, as minhas pernas! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário