terça-feira, 25 de agosto de 2015

Garmin 510

Quando comprei o meu avião, adquiri também um conta kms normal sigma que até era sem fios...
... mas como andamos sempre a pensar em adquirir cenas fixes para as nossas "2 rodas", comprei uma coisinha um pouco mais evoluida - um Garmin 510.


Após alguma indecisão sobre qual o modelo escolhi o 510, em vez do 810.

Escolhi a opção bundle que vem com:
- Banda de medição cardiaca da Garmin
- Suportes (2 para a bike)
- Sensor de cadência
... e toda a parafernália de cabos, carregador de bateria e borrachas e mais adaptadores para outra bike...


Após algumas semanas de teste, posso dizer que estou bastante satisfeito. As funcionalidades de emparelhamento com a banda de medição cardíaca e com o smartphone via bluetooth com a app Garmin Connect são muito fáceis.
O dispositivo é relativamente pequeno, tem boa visibilidade diurna e noturna, permite configurar tudo e mais alguma coisa a gosto de cada um. E tem uma muito boa bateria... dá para muitas horas a pedalar... ...muitas mais do que as que o bttista aguenta :)

Permite um sem número de parametrizações possíveis, tais como alertas por nº de kms, por tempo, por ritmo cardíaco, autolaps, autopause, zonas de treino, etc, etc... e permite ter configurado várias bicicletas! Quando é que vem a de estrada ?! :)

O que configurei na página principal quando costumo andar é:
  • Ritmo cardíaco
  • Dist|ancia em kms percorrida
  • Tempo 
  • Velocidade média
  • Hora do dia
  • Temperatura
Depois numa outra página mais secundária tenho por exemplo: % elevação momentânea, total de desnível acumulado, Calorias, Direção...

Depois tem ainda a funcionalidade de permitir carregar percursos (ficheiros tipicamente no formato gpx) e ter a navegação no dispositivo, em que pessoa vê num "mapa" o percurso e orientação que deve seguir... a diferença para o 810 é que este não tem as funcionalidades de mapas. tem apenas o traçado do percurso sem a envolvência dos maps, avisando no entanto que o ciclista encontra-se no percurso ou fora dele.

Depois tem toda a possibilidade de exportar de forma facilitada - com a app Garmin Connect no smartphone nem precisa de se ligar ao computador - de exportar para o Garmin Connect que permite visualizar num único sitio, todo o histórico de percursos efetuados, segmentos, ritmos cardíacos, de cadencia, altitude, etc,.. análises do treino, conectividade com outros companheiros das bicicletas, ...

Ainda tenho muito que explorar... e ainda nem coloquei o sensor de cadência... :)
E acho que agora vai ter integração live com o strava, podendo ter visualização no Garmin dos segmentos do Strava! Tenho que experimentar isto... 

Abraços e boas medições!


Sem comentários:

Enviar um comentário