domingo, 30 de agosto de 2015

Upgrade ou não upgrade... eis a questão...

Isto das bikes, já vos disse que é um hobbie, certo !? e que andamos sempre a magicar nos componentes que tem e o que pode ser melhorado e como XC sempre com o objetivo de poupar umas gramas, porque o ciclista perder peso é mais difícil. :)

Neste momento o avião está com 11,4 kg (já com os pedais crank brothers candy 3).

Pois bem aqui está a lista de coisas que podem fazer atingir o objetivo de baixar umas gramas no avião:

a)
Rodas
Por muito boa gente o melhor upgrade que pode ser efetuado. e também o maior (€€€) investimento, para além de quadro e suspensões... pois diz-se que a poupança nas rodas pode ser multiplicado por 2x - tem a ver com aquela história do peso dinâmico... etc e tal! :)
Ando a ver Mavic CrossMax SL ou numas DT Swiss XR 1501 - que pesam ambas 1400 gr aprox.
Poupança estimada: +- 400 gr

b)
Guiador 
O meu guiador atual é de 680 mm de largura 31,8, que penso que pese aprox. 300 gr.
Desejo um que seja mais leve mas seguro e que mantenha a mesma largura ou mais ou menos 10 mm.
Acham que um em carbono pode ser um risco ? Sugestões de marcas / modelos, têm ?
Se comprar um de 150 gr:
Poupança estimada: +- 150 gr

c)
Espigão de selim
Atualmente tenho um de aluminio de 400 mm
Acham que se colocar um de carbono de de 350 mm / 300 mm é mau ?
Poupança estimada: +- 100 gr

d)
Cassete 10v
Se colocar uma cassete xtr ou SRAM... A SRAM dá para o meu grupo XT (desviador) ? e preciso de trocar mais alguma coisa para além da corrente ? Neste momento tenho uma 11-36. acham que com 11-34 fico mal servido ? eu quase nunca uso o disco maior de dentes 36.
Poupança estimada: +- 100 gr

e)
Pedais de encaixe
Neste momento tenho uns crankbrothers Candy 3 mas posso trocar por uns eagbeater 1 mais leves
Poupança estimada: +- 40 gr

f)
avanço de guiador
Não faço ideia o que tenho e a dimensão do que tenho... mas já pensei que se calhar com um avanço com pouco menos de dimensão ficava melhor.
Acham que vale a pena o investimento ? e se sim para ganhar quantas gr ?
Poupança estimada: ???

g)
Pratos / Pedaleira
Neste momento tenho 3 pratos de dimensões  42, 32 e 24.
Raramente uso o 24 aka "avózinha". 
Acham que uma opção boa seria mudar para 2 pratos apenas ? e se sim que relação sugerem e que grupo ? Não esquecer que é uma roda 26 ! Talvez uns 40/28 ?!
Poupança estimada: ???

Upgrade ou não upgrade... eis a questão! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário