quinta-feira, 4 de julho de 2013

Presta não presta ?!

Na sexta feira passada fui buscar a bike que tinha ficado na loja para uma primeira revisão...

O objectivo principal desta revisão era a colocação do kit tubeless e de efectuar umas ligeiras afinações. 
Ao levantar a bike o F (vendedor da loja) avisou-me logo que nos primeiros dias após colocação do kit tubeless devia monitorizar a pressão dos pneus  e que seria normal que fosse necessário encher algumas vezes. Aconselhou colocar uma pressão não inferior a 35 psi's ! Disse-me também para ter o cuidado de não deixar esvaziar os pneus completamente pois caso acontecesse, para os encher novamente requerem um fluxo grande de enchimento inicial (com um compressor por exemplo) para que o pneu consiga selar novamente na jante/aro !

No sábado combinei com um amigo meu dar uma voltinha soft por Monsanto. De manhãzinha, tal como tinham aconselhado fui verificar a pressão dos pneus. Tenho uma bomba de pé que é bastante pratica. Tirei a carrapeta da válvula Presta e coloquei a cabeça da bomba e verifico que não conseguia encher ! :(
Experimentei outra vez e não conseguia. Já vos disse que nunca tinha tido pneus com válvulas presta !? :/
Tentei outra vez e nada! E de cada tentativa saia um pouco de ar... :( vocês já estão a ver onde é que isto vai parar ?! :) 
... De repente começo a ouvir o barulho de vazamento total do pneu e a lembrar-me da conversa do vendedor ! :( dammm ! Que estupidez ! O que teria eu feito mal !? Será que era a bomba que estava avariada !? Ao colocar num pneu suplente também com válvula Presta conseguia encher normalmente ! O que estava eu a fazer de errado !?

Agora só me restava uma alternativa - ir a uma loja com um compressor para encher novamente e selar o pneu. Só que ainda eram 9h e as lojas só abrem às 10h ! E o meu amigo à espera ! Estava mesmo chateado comigo mesmo ! :(

Após uma procura rápida no YouTube (http://youtu.be/JJFfH3kT7tc), verifiquei o tamanho da estupidez que tinha feito! Já vos disse que nunca tive um pneus com válvulas Presta !? :)

Que estupidez ! Fiquei mesmo chateado comigo mesmo! E o meu amigo com uma infindável paciência continuava à minha espera para dar a voltinha - a ideia era ter saído cedo pois estava muito calor !

Acabei por ir a uma loja em Algés, já com o pneu a perder um pouco de liquido selante e lá com um compressor e com o aperto da válvula lá ficou novamente o pneu cheio. E lá fomos nós direitos a Monsanto! Depois de 1 km ou um pouco mais verifico que o pneu que tinha sido bastante cheio - cerca de 40 psi's ou mais, estava novamente a perder ar, devendo estar nos 30 psi's ! E eu comecei a supressão pois pensava que daqui a poucos instantes o passeio estaria terminado com o pneu completamente flat! Mas após mais uns km's o vazamento estacou e manteve-se pouco cheio mas sem esvaziar completamente ! 

O passeio deu para verificar que as mudanças da frente estavam impecáveis e que a suspensão da frente estava um pouco mais sensível - tinha sido ajustado o rebound ! :)
Deu também para verificar que os calções que comprei são de facto bem melhores mas ainda não estou habituado ao selim ! :/

Abraços ciclisticos! :) 
...em especial ao meu amigo J pela paciência e boa disposição ! Para a próxima será melhor!

Ps: após estes dias verifica-se que o pneu continua a perder ar sempre que o encho! Tenho que lá voltar para eles verificarem o que se passa - talvez colocar mais liquido selante ou verificarem a fita que colocaram na jante !
Ps 2: nao consegui baixar a bicicleta dos 11 kg! Neste momento está com 11,3 kg ! Malditos pedais de encaixe que pesam quase 400 gr ! :) têm outra sugestões para baixar peso ?

3 comentários:

  1. Muita tecnologia dá nisso... pneus a mandarem nhanha pra fora e que não se conseguem encher... bah! Não fiquei adepto dessas "evoluções". Pelo menos até dar uma voltinha no avião. Aí descobri o gozo que ela pode dar! Lá está, tudo tem prós e contras. Toda essa tecnologia permite algumas caracteristicas no comportamento muito fixes mas têm também algumas contrapartidas, nomeadamente a menor acessibilidade mecanica.

    Mas adorei experimentar a máquina. Como estou habituado a fazer btt numa rigida (quadro em cromoly e uso pneus largos com pouca pressão) a diferença foi brutal!

    Baixar peso nessa bicla??? meu, isso do peso parece uma droga... sempre à procura de mais (neste caso de menos). Andas um bocado na minha (13,3kg) e depois já não te queixas!! Ou então perde tu o peso extra :P

    Percebo o teu entusiasmo em torno da máquina nesta fase inicial mas lembra-te que o essencial não está na bicicleta! Quanto mais concentrado vais na bicicleta menos aproveitas o que se passa à tua volta. Há que (re)descobrir o lado "zen" da pedalada ;)
    Um abraço
    Julio

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  2. Sem duvida concordo com a paragrafo final do Julio, "Há que (re)descobrir o lado "zen" da pedalada ;)"
    Já agora gostaria que saber mais de percursos de bicle em LX, nomeadamente em Monsanto, menos maquina e mais aventuras...

    Aconselho vinda a Torres Vedras e irmos pedalar na serra dos cucos, ou irmos de Torres a Santa Cruz praia, com calma pois a minha bicle é quase pasteleira e eu também...

    Sérgio já experimentou a serra dos cucos na altura apanhamos uma prova de BTT, no mesmo fim de semana que se disputou o Mundial de Enduro (mas isso já deve ser para outro blog...eh eh)

    Um abraço

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