quinta-feira, 30 de junho de 2016

GRZ - O planeamento e o dia 0

GRZ - Grande Rota do Zêzere.

Foi esta a ideia de uns amigos meus e companheiros de pedaladas, de fazer este ano (2016), no seguimento da anterior experiência em 2015 - o GR22.

O GRZ insere-se num conjunto de grandes rotas existentes no nosso retângulo, que podem ser feitas a pê ou de bicicleta - neste caso também é possível de realizar algumas partes de canoa. Esta grande rota é toda ela ao longo do percurso do rio Zezere, tendo inicio em plena Serra da Estrela (nascente do rio) e termina em Constância (onde desagua o Zêzere no Tejo). Mais informações podem ser consultadas aqui.


Planeamos em fazer esta grande aventura no final de Junho, data que melhor se adequava ao grupo - um total de 7 marretas das 2 rodas! :)

As etapas planeadas foram:

  • Etapa 1: Covão d'ametade - Sangrinhal (68,8 Kms; D+ 645m)
  • Etapa 2: Sangrinhal - Janeiro de Cima (55,6 Kms; D+ 1071m)
  • Etapa 3: Janeiro de Cima - Pedrogão Pequeno (73,2 Kms; D+ 2676m)
  • Etapa 4: Pedrogão Pequeno - Dornes (49,2 Kms; D+ 1300m)
  • Etapa 5: Dornes - Trutas (50,7 Kms; D+ 1863m)
  • Etapa 6: Trutas - Constância (79,8Kms; D+ 2023m)


Planeadas as etapas, foram reservados os respetivos alojamentos, tendo em consideração que a primeira etapa começava em plena serra da estrela, a começar no sábado, pelo que viajamos já na sexta feira durante o dia. O alojamento escolhido para o dia 0 foi na pousada da juventude das penhas da saúde.
Infelizmente eu e mais 2 amigos, não podíamos fazer as etapas todas e tivemos que nos organizar para fazer apenas as primeiras 2 etapas, pelo que com o intuito de regressar, deixamos um carro em janeiro de cima - o sitio onde terminava a 2ª etapa e alugamos uma carrinha taxi (previamente reservada) que nos levou a nós e às bikes para as penhas da saúde.



A organização até fez uns equipamentos (jersey e calções) catitas e um dorsal para cada um dos marretas ! :)


Depois de instalados já na pousada da juventude, juntos com os restantes camaradas (os que não foram meninos, e que iam fazer todas as etapas...), fomos jantar no acolhedor e simpatico restaurante "Varanda da estrela", que eu já conhecia pelo famoso arroz de zimbro! :) Ui, e que bom estava!!! :)


Portanto a nossa aventura começou da melhor forma - a comer e a beber na companhia de amigos.

... esta história continua no relato mais ou menos pormenorizado das 2 primeiras etapas, que foi as que eu fiz...




Sem comentários:

Enviar um comentário