sexta-feira, 1 de julho de 2016

GRZ - Etapa 1

O dia começou cedo, na pousada da juventude da serra da estrela. Na noite anterior deixamos tudo preparado, bicicletas afinadas e oleadas, mochilas já acondicionadas e portanto de manhã cedinho foi tomar o pequeno almoço e sair da pousada em direção ao inicio da GRZ - a nascente do Zêzere em plena serra da estrela.


O início começou logo a subir, mas o grupo ia animado e entusiasmado por esta grande aventura e sempre no espirito de passeio e de aproveitar as magníficas paisagens que a primeira etapa prometia.



Não poderíamos de visitar mesmo o pequeno parque construído onde nasce o rio Zêzere e as magnificas paisagens do famoso vale glaciar da serra da estrela.


Já visitei esta zona por diversas zonas e é realmente magnífica esta paisagem do vale glaciar até Manteigas. Aqui foi sempre a descer, no inicio pela estrada e depois já seguindo o track em terra batida - a descida era um grande estradão e tenho a impressão que gastei nessa descida metade das pastilhas de travão ! :) BRUTAL!


Chegados lá abaixo a Manteigas e porque iamos nas calmas e em passeio, sempre a tirar fotos e a desfrutar da paisagem demoramos um pouco e o calor já apertava... lá em cima estava fresquinho, mas na zona de Manteigas o calor já se fazia sentir e com as primeiras subidas deu logo para suar um pouco... e tudo é diferente quando estamos carregados com mochilas ou alforjes nas bicicletas...
O calor apertava e toca a fazer uma pausa para retemperar com as bebidas e colocar um pouco mais de protetor solar...

Até que chegamos a uma pequena represa do rio Zêzere e paramos para descansar e alguns dos meus amigos aproveitaram e mandaram uns mergulhos! :) Eu não pois a água estava bem fria, mas com o calor que se sentia, soube muito bem molhar os pés! ;)


Após esta pequena pausa, continuámos até chegarmos a Valhelhas - que tem uma praia fluvial muito bem arranjada, com restaurante e WC's e adivinhem o que se seguiu ?! Novo banho ! e desta vez eu também fui dar uns mergulhos!!! E com o calor que estava, mesmo a água sendo fria, soube muito bem...

E como o espírito era de passeio e de aproveitar estes magníficos lugares, decidimos almoçar no restaurante uns belos de uns frangos assados nesta zona magnífica.
Confesso que depois da paragem para almoço, o recomeçar a pedalar custou um pouco, até porque cada vez estava mais calor. Muito calor...
A partir daqui foi pedalar, e pedalar com muito calor... Bebi imensa água e com o calor que se sentia também alguns eletrólitos ajudaram a percorrer os restantes kms. Até tive que parar para comprar num café uma garrafa de agua fresca que serviu para beber um bom bocado e abastecer o camelbak.

Os últimos kms já quase na covilhã fizeram-se em estrada até ao alojamento que tínhamos reservado e com o calor que estava, custaram um bocadinho... O que valeu é que o alojamento tinha piscina e um pequeno bar de apoio, e passamos o resto da tarde até ao jantar entre banhos na piscina e a beber cervejas e comer... Que bem que souberam aquelas cervejinhas depois do calor que apanhamos.


Esta primeira etapa de quase 80 kms no papel não parecia tão complicada, pois o desnível era pouco, mas com o calor e a pausa que fizemos para o almoço, ainda deu alguma luta!

O alojamento era muito fixe e também tinha restaurante que aproveitamos e reservamos logo para o jantar e como era dia de jogo do euro ainda vimos a vitória de portugal ! :)
Que dia em cheio e que grande primeira etapa do GRZ. Só nos restava descansar o melhor possível para arrancarmos cedo para a 2ª etapa, pois o calor no próximo dia, isso era garantido...


... continua o relato no próximo post...

Sem comentários:

Enviar um comentário